Para a Numerologia cada número possui um valor metafísico de grande significado, uma qualidade, mostrando características internas que denota aspectos do Destino da pessoa. A Numerologia Pitagórica estuda os números de 1 a 9, além dos números mestres 11 e 22.
Os números de 1 a 9 são considerados puros e originais, sendo chamados de elementares e portanto, mais próximos da Divindade. Os demais números são originados da combinação desses 9 números.
Ao se fazer a redução numa operação numerológica, todos os números duplos (exceto 11 e 22) são reduzidos até restar um único algarismo, que será um número elementar. Essa redução é uma simplificação de um método criado por Pitágoras para compreender a essência de um número.
Na Numerologia Pitagórica existem 9 números, 9 forças ou 9 vibrações cósmicas. Cada número é uma vibração cósmica diferente. Cada vibração tem um lado positivo e outro negativo.Todo número tem uma vibração própria, distinta e única, representando os princípios universais, através dos quais todas as coisas evoluem em ciclo contínuo.
Quando somamos os algarismos obtemos as personalidades que se encaixam em números de 1 a 9, havendo ainda duas personalidades especiais, determinadas pelos números mestres 11 e 22, que são irredutíveis. Ou seja, se esses números surgirem no final de um cálculo não se faz a redução a um só dígito.
Pitágoras também é conhecido como pai da Numerologia moderna, pois foi o criador da tabela que atribuiu um valor numérico para cada letra do alfabeto, a tabela pitagórica. Essa tabela é a base do método criado hoje em dia para o estudo numerológico. Para Pitágoras todas as coisas podem ser transformadas em números e todas as experiências da vida estão contidas nos números de 1 a 9. São 9 números básicos que servem para formar todos os outros.
Ele também atuou no simbolismo dos números expressando seu significado. Foi Pitágoras quem designou os números básicos de 1 a 9 como princípios místicos de evolução das pessoas e das situações que vivenciam. Cada número representa uma área da experiência humana fixada nos algarismos de 1 a 9. Cada letra da tabela numerológica corresponde a um número, recebendo portanto, a vibração dele e atraindo sua experiência. Segundo os estudos de Pitágoras, os números são essência física e etérea de tudo que há no Universo e eles trazem características próprias.